terça-feira, 12 de agosto de 2014

Seminário da Região Sul começa com novidades

Com duas novidades, a participação de 15 ativistas do Rio Grande do Sul e oito do Paraná e de Santa Catarina, começa nesta terça-feira (12), em Porto Alegre, o Seminário Regional Sul do Projeto Advocacy em Saúde (PAS). A primeira das novidades é a presença de representantes de quatro Centros de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da região metropolitana da capital gaúcha conveniados com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A presença dos CRDH é fruto de articulação do PAS com a Coordenação-Geral dos CRDH da SDH/PR. A ideia é que os CRDH também possam orientar a população sobre discriminação às pessoas vivendo com HIV e AIDS (PVHA).

A outra, é que pela primeira vez, duas pessoas dividirão os mesmos temas em um seminário do PAS. O Presidente do Conselho Estadual de Saúde do RS, Paulo Humberto Gomes da Silva, divide os temas “História, marco legal, sujeitos e governança do SUS” e “Ações em DST/HIV/AIDS e Direitos Humanos nos conselhos de saúde no âmbito da Lei nº 8.142/90” com Adriano Henrique Caetano Costa, da Seção de Controle das DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde do RS. Nos seminários anteriores, no Centro-oeste e no Sudeste, conselheiros de saúde abordaram os tópicos.

O Seminário Regional Sul do Projeto Advocacy em Saúde é o terceiro de cinco seminários regionais do projeto do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), e que na Região Sul tem parceria com o Fórum de ONG/Aids do RS. Desde o dia 31 de julho e em todas as semanas de agosto, o PAS vem realizando seminários regionais para capacitar ativistas a fazer advocacy nos conselhos de saúde e articular a formação de frentes parlamentares de enfrentamento às DST/HIV/AIDS/HV.

O Projeto Advocacy em Saúde é financiado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário